top of page

Poliempreende

Comp1-ezgif.com-video-to-gif-converter.gif

Esta proposta para a nova identidade gráfica do poliempreende está assente numa solução que se procurou simples e clara. É através de uma sistema formal lacónico e minimal que se representa toda a múltipla atividade de um projeto tão multidisciplinar como este. A principal estratégia conceptual foi encontrar um equilíbrio entre algo dinâmico, jovem e moderno, com a seriedade e racionalidade empresarial.
 

O primeiro passo para o desenvolvimento do logotipo foi atender à relação primordial com as várias entidade politécnicas. A rede de parcerias inclui um grande número de intervenientes, (politécnicos a universidades) pelo que a dificuldade em criar uma identidade que vive do alinhamento de outras, foi o primeiro desafio encontrado.

 

Foi feita um síntese formal aos vários logotipos apresentados pelas unidades parceiras, é possível verificar que a grande maioria tem como base morfológica - o círculo. Quer de um ponto vista literal, onde a forma circular faz parte da composição, quer de um ponto vista construtivo, onde vemos uma matriz circular das formas, é possível clarificar a
predominância desta figura geométrica neste espectro de identidades. É nesta atribuição formal - círculos por entidades - que começa a ser desenhado este logotipo.


Na supressão de uma simbologia comum associada à atividade do empreendorismo,
procurou-se encontrar na forma basilar do círculo formado por círculos, uma associação clara de uma entidade composta por muitas outras. A atividade principal do poliempreende em promover/dinamizar/incutir uma atividade profissional aos espaços de ensino, pode ser descrito por uma ciclo que se fecha. O movimento implícito entre aprender, aplicar e depois ensinar é cíclico e infinito e por isso uma roda que anda para a frente.

O logotipo é assim composto por uma uma unidade circular composta por outras. Esta simplicidade formal permite um grande número de desdobramentos e promove uma maior flexibilidade no seu uso. Desde a integração de unidades orgânicas, à adaptação de outros logotipos, esta marca foi desenhada com vista a adquirir uma vertente mais adaptável e comunicante. Uma das associações formais feitas foi o símbolo adquirir uma progressão cromática do azul escuro ao azul claro. Esta disposição remete intencionalmente para o ícone universal de loading digital — um símbolo reconhecido como representação de processo em curso, transformação e expectativa de algo novo por vir.

Em resumo esta nova marca apresenta um movimento implícito de progresso, inovação e adaptação constante. Este movimento, cristalizado em forma de círculo perfeito, multiplica-se pela enunciação da palavra poli (de origem grega - vários). São estes muitos significados, âmbitos, modos de operar e de colaborar que constroem esta identidade tão múltipla.

bottom of page